Peculiaridades dos produtos agropecuários

Os produtos agropecuários possuem peculiaridades que vão além de sua origem vegetal ou animal.
Em seu conjunto essas peculiaridades os distinguem de outras espécies de produtos e condicionam seus custos de produção e preços de venda.

Entre elas destacam-se a essencialidade, a sazonalidade, a dependência de eventos naturais, a incidência de commotities, a degradação e perecibilidade, as exigências sanitárias e ambientais, a matéria rima única e os ciclos produtivos alongados.

Essencialidade
Um vasto número de produtos de origem agropecuária, por atenderem necessidades de alimentação, abrigo, vestimenta e energia, é essencial à subsistência humana.

Sazonalidade
Grande parte da produção e oferta de produtos agropecuários é sazonal, pois depende do ciclo biológico de cada espécie.

Dependência de eventos naturais
Os produtos agropecuários possuem acentuada dependência de eventos naturais, sejam eles climáticos, geofísicos ou biológicos.

Incidência de commodities
Outra característica dos produtos agropecuários é a de se constituírem, em larga escala, de commodities.

Commodity é um bem comercializável, padronizado, armazenável, usualmente de baixo valor agregado e transacionado em grandes quantidades.

Degradação e perecibilidade
A maioria dos produtos de origem vegetal e animal, por serem compostos de matéria-prima viva, é altamente degradável e perecível.

Exigências sanitárias e ambientais
Por poderem apresentar inconformidades ou inadequações prejudiciais à saúde humana, animal e vegetal e à qualidade do meio ambiente – deformidades, infestações, contaminações, patologias, deteriorações, elementos estranhos ou poluentes e aditivos alimentares nocivos à saúde  – os produtos agropecuários são controlados por rígidos padrões físicos, químicos, biológicos, visuais e ambientais.

Matéria-prima única
Assim como acontece com produtos de origem mineral, entre os quais os derivados de petróleo são o caso mais emblemático, muitos dos produtos de origem agropecuária derivam de uma única matéria-prima. Exemplo: da cana-de-açúcar podem ser extraídos aproximadamente 120 derivados.

Ciclos produtivos alongados
A atividade agropecuária também se caracteriza, muito frequentemente, por ciclos de produção ininterruptos e mais longos do que os encontrados em outras áreas de atividade.
Esse é o caso da cultura do arroz que dura em média 130 dias, da produção do frango de corte a partir do ovo incubado, que leva cerca de 67 dias e do cultivo do eucalipto para celulose, com média de sete anos.

Claudio Luiz Eckhard, autor de Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens.

Recent Posts