Os propósitos endógenos do preço

na Categoria Pricing

O propósito do preço depende da parte envolvida na negociação.

ara o ofertante, o propósito do preço é obter o maior valor possível por sua capacidade de atender uma ou mais necessidades ou desejos do comprador. Já para o comprador é satisfazer com o menor custo possível para ele próprio ou para quem ele representa, uma ou mais de suas necessidades ou desejos.

Além desse propósito principal, o ofertante costuma ter outros, complementares e bastante específicos  que, em conjunto, compõe o quadro dos propósitos internos (endógenos) e externos (exógenos) da precificação.

Dentre os propósitos endógenos do preço cabe destacar:

1. Quanto à rentabilidade
– maximizar a rentabilidade do ofertante, da linha de produtos e de cada oferta em particular.

2. Quanto à receita e fluxo de caixa
– gerar um fluxo contínuo de recursos financeiros que possibilite, além de remunerar os investidores do empreendimento, atender os compromissos operacionais e as necessidades de investimento do ofertante.

3. Quanto à produtividade
– aumentar o nível de atividade e, com isso, melhorar a ocupação das instalações, o aproveitamento dos materiais e a eficiência da mão de obra.

4. Quanto a novos produto
– tornar viável o preço de lançamento de novos produtos e serviços levando em conta, além dos objetivos do ofertante, o seu valor para os compradores e a reação dos concorrentes.

5. Quanto ao potencial da linha de produtos
– explorar ao máximo o potencial de geração de lucro de cada produto ou serviço, de cada cliente e de cada segmento de mercado através da prática de preços mínimos, preços diferenciados e sobrepreços.

6. Quanto ao composto de oferta
– propiciar a venda de outros produtos ou serviços do ofertante via pacotes de oferta, ofertas complementares, benefícios cruzados ou simplesmente pela comparação da relação preço-benefício das diversas ofertas.

7. Quanto ao nível de estoque
– diminuir o volume de estoques ou liberar espaço de armazenagem e, com isso, reduzir os custos e limitações que os mesmos dão causa.

8. Quanto aos estoques indesejáveis
– reduzir os estoques de produtos obsoletos, fora de linha, fora de moda, de curta validade ou altamente perecíveis.

9. Quanto às transferência entre partes relacionadas
– transferir estoques, custos, receita ou lucro de/ou para outra unidade da mesma empresa ou de/ou para outra empresa do mesmo grupo econômico usando preços que atendam os interesses das partes envolvidas.

10. Quanto a operações comerciais relevantes
– viabilizar contratos de exportação, propostas de licitações, encomendas de grandes volumes, fornecimentos por longo prazo, vendas a clientes âncora e negociações que confiram especial prestígio ao ofertante.

Claudio Luiz Eckhard, autor de Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens.

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