Agronegócio e agribusiness: tem diferença?

na Categoria Agronegócio

Agronegócio e agribusiness são sinônimos. O termo agribusiness significa “agricultural + business”, ou seja, “agrícola + negócio”, portanto “agronegócio”.

É comum associarmos a expressão agronegócio às lavouras de cereal e à criação de gado, mesmo de pequenos agricultores. Já agribusiness parece evocar a ideia de grandes produtores como os grupos Cosan e Maggi, processadoras de alimentos como JBS e Nestlé e exportações de grãos, carne, suco de laranja e celulose. Mas isso é só a  impressão, pois o significado de ambos os termos é o mesmo.

O conceito de agronegócio ou agribusiness é antigo. Data de 1957 quando Davis e Goldberg publicaram A concepto of agribusiness e, com isso, iniciaram o estudo do setor de agronegócio separado do restante da economia.

Nessa obra seus autores definiram o agronegócio como sendo o conjunto das operações de fabricação e distribuição de suprimentos agropecuários, de produção das unidades agropecuárias, e de armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agropecuários e de outros itens gerados a partir dele.

Muito depois, em 2016, Van Fleet ampliou essa definição ao caracterizar o agronegócio como todas as atividades de grandes e pequenas organizações, com e sem fim lucrativo, que se dedicam à produção, distribuição, marketing e processamento de alimentos, fibras, produtos florestais e biocombustíveis, inclusive as supridoras de água e as processadoras do lixo gerado por essas atividades.

Também foram Davis e Goldberg que dividiram o agronegócio em três áreas: (a) atividades supridoras da agropecuária ou “antes da porteira”, (b) atividades agropecuárias propriamente ditas ou “dentro da porteira” e (c) processos agregados à produção agropecuária ou “após a porteira” da propriedade rural, tal como expõe o quadro abaixo.

Classif-Agribusiness

As atividades antes da porteira são aquelas que fornecem tudo que o produtor rural necessita para exercer sua função: insumos, equipamentos, serviços ou mesmo tecnologia e recursos financeiros.

As atividades dentro da porteira são as de produção agropecuária, quais sejam, agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal e extrativismo animal.

E as atividades depois da porteira compreendem todos os processos que transformam ou agregam valor ao produto agropecuário, incluindo os serviços de transporte, armazenagem, portuários, de distribuição e de comercialização.

Outra forma de classificar a produção agropecuária é de acordo com sua finalidade precípua. Seguindo este critério, as atividades cujos produtos finais são destinados à alimentação fazem parte do sistema agroalimentar, enquanto as demais, do sistema agroindustrial não alimentar.

Claudio Luiz Eckhard, autor de Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens.

Recent Posts