Gestor de preços: o que faz?

na Categoria Pricing

Antes de abordarmos tal tema é importante que tenhamos em mente que na maioria das empresas o gestor de preços é o próprio dono. Já em outras, especialmente nas maiores, esta tarefa é delegada a um diretor, gerente ou comitê de precificação.

Tomando como referência as exigências das agências de recrutamento e seleção de executivos se deduz que as principais atribuições de um gestor de preços são:

#  Colaborar na definição das estratégias, políticas e táticas de preços da empresa.
#  Elaborar, distribuir e controlar as listas de preços utilizadas pelos agentes de venda.
#  Controlar os preços praticados e as margens de rentabilidade obtidas.
#  Propor e aprovar o uso de preços e condições de negociação não previstos nas listas de preços, desde que em concordância com as diretrizes de preçificação existentes.
#  Coordenar o trabalho de pesquisa e manutenção de uma base de dados dos preços e demais condições de negociação praticados pela concorrência.
#  Acompanhar o comportamento dos preços de mercado de produtos idênticos, similares e substitutos e distribuir relatórios a esse respeito.
#  Participar de reuniões periódicas de avaliação de desempenho com outras áreas da empresa envolvendo volume de venda, custo por produto, preços praticados e margens de rentabilidade obtidas.
#  Definir, em colaboração com as áreas comercial, de marketing e financeira, os preços para o lançamento de novos produtos, para exportação, para licitações e de caráter promocional.
#  Analisar e opinar sobre o uso de preços e condições anormais de modo a impedir práticas que contrariem a legislação vigente encaminhando seu parecer ao executivo a qual estiver subordinado.

Como se pode perceber essa é uma função crítica pois grande parte do desempenho comercial, econômico e financeiro da empresa depende da atuação de seu titular.

Em vista disso, é fundamental que o gestor de preços conte com o apoio de um dirigente do alto escalão – seja proprietário, diretor-presidente, diretor comercial, de marketing ou financeiro – com o qual possa compartilhar suas preocupações, decisões e responsabilidades.

Claudio Luiz Eckhard, autor de Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens.

Recent Posts