Quem são os agentes determinantes do preço

na Categoria Pricing

Agentes determinantes do preço são os agentes econômicos que possuem o poder de determinar o preço de uma oferta, capacidade esta que tem origem última na espécie de produto ou serviço ofertado.

Para o pricing existem três gêneros de oferta: as comoditizadas, as diferenciadas e as essenciais.

Ofertas comoditizadas, ou commodities, são aquelas padronizadas, usualmente de baixo valor agregado e idênticas às ofertas concorrentes. Ofertas diferenciadas são aquelas cujos atributos a elas agregadas as diferenciam das de seus competidores. E ofertas essenciais são aquelas necessárias à sobrevivência e saúde dos seres humanos, especialmente em casos de extrema escassez, portanto de grande relevância socioeconômica.

A cada gênero de oferta corresponde uma espécie de preço e um gente determinante, como vemos no quadro a seguir:

Tabela-agente-detrm-300x99

Os preços das commodities são definidos pelo comprador ou pela livre concorrência e, por isso, conhecidos como preço de mercado.

Esse comprador pode ser um consumidor final, um produtor rural, uma agroindústria, uma rede de supermercados, um importador ou um intermediário qualquer. Já por livre concorrência subentende-se a interação de vendedores e compradores que costumeiramente acontece nas bolsas de mercadorias, nos mercados públicos, nas corretoras de commodities, nas ofertas de entes públicos e nas negociações privadas abertas.

Vale sublinhar que em ambos os casos – preço imposto pelo comprador ou resultante das forças de mercado – a oferta é para uma mercadoria dentro de padrões previamente estabelecidos, pois qualquer desvio desse padrão pode dar origem tanto a acréscimos como decréscimos em seu preço final.

Diferente disso, os preços dos produtos e serviços diferenciados são estabelecidos pelo próprio ofertante e reconhecidos como preço de venda da oferta. Preço de venda por ser resultante do livre arbítrio do ofertante/vendedor que, levando em conta a oportunidade de comercialização, os custos existentes e os objetivos da negociação em curso define o preço que mais lhe convém.

De outra parte, os preços dos produtos essenciais são definidos ou controlados por uma autoridade constituída e denominados de preços administrados.

Preços administrados ou “preços administrados por contrato e monitorados” de acordo com cartilha divulgada pelo Banco Central do Brasil, “refere-se aos preços que são menos sensíveis às condições de oferta e de demanda porque são estabelecidos por contrato ou órgão público”.

Claudio Luiz Eckhard, autor de Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens.

Recent Posts